quarta-feira, 2 de abril de 2008

Brasil e EUA discutem biocombustíveis e etanol

Padrão

Por Paula Mota

Brasil e EUA discutem biocombustíveis e etanol

Brasil é um dos líderes mundiais em biocombustíveis .É incrível constatar que um país com tantos problemas sociais, econômicos,políticos e educacionais, por causa de uma série de decisões acertadas ,desponta como potência mundial de combustíveis renováveis.

O nosso “gasácool” polui menos e ajudou o país a reduzir a dependência do petróleo externo, até atingirmos uma produção equivalente ao nosso consumo.

Apesar de ser algo comum para nós, o bom e velho etanol e motores que fazem uso do mesmo é novidade para o restante do mundo. E ainda há muita desconfiança em relação ao seu uso. Na austrália, por exemplo discute-se até mesmo os malefícios de usa-los nos carros, como uma australiana disse. Gente contra,dizendo que estraga o motor. Sabemos que em dosagens menores, ele não apenas reduz as emissões, mas também ajuda a manter o motor limpo, sem necessidade de aditivos.

Os EUA são os maiores consumidores de energia do mundo e a pressão pela redução da dependência de petróleo chegou ao limite. Produtores americanos usam milho, em um processo mais caro e menos eficiente que o do Brasil .Uma das nossas demandas é remoção de barreiras alfandegárias, como a sobrataxa de 53 centavos de dólar por galão, o petróleo o é livre de impostos.

O Brasil e os EUA, sozinhos, correspondem por 70% da produção mundial, sendo que o Brasil é o maior exportador e os EUA o maior produtor.


Dirigido

Biocombustíveis e derivados

Biocombustíveis fontes de energias renováveis

Os biocombustiveis são fontes de energias renováveis,derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açucar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplos, podemos citar o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal.

O uso do biodiesel traz uma série de benefícios associados á redução dos gases de efeito estufa, e de outros poluentes atmosféricos. Tais como o enxofre, além da redução do consumo de combustíveis fósseis Porém, no processo e fabricação, uma série de resíduos e subprodutos industrias é gerada, os quais podem , quando adequadamente geridos, contribuir para viabilidade econômica da produção de biodiesel.Esses resíduos de natureza liquida e sólida possuem potencial para uso na indústria químico-farmacêutica, mas há uma grande carência de estudos de análises de viabilidade técnica e financeira, que possam apontar as melhores alternativas de custo-beneício para o processamento e tratamento dessses resíduos, os quais podem agregar valor e reduzir custos de biodiesel, com o aproveitamento e venda destes produtos e seus derivados.


Convocação


Convocamosos os senhores do Jornal NL para uma palestra nos dias 23/24 e 25 de Junho as 16:00 horas no auditório da Universidade Nilton Lins ,com o tema Biocombustíveis e Derivados tendo como palestrante Joe Fargione, pesquisador da Nature Conservancy, uma das mais importantes organizações privadas de proteção do meio ambiente, um dos autores deste estudo.

Nenhum comentário: