terça-feira, 1 de abril de 2008

Agência Nacional de Petróleo diz que biodisel é seguro para o planeta

Release Padrão
Empresa Emissora: Agência Nacional de Petróleo
Data: 03 de abril de 2008
Veículo de destino: Jornais impressos
Editoria/Caderno: Economia
Número de Laudas: 2 laudas

Por Etienne Lopes

Em resposta ao relatório divulgado pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), que prevê sérios problemas ao meio ambiente caso haja um amento na produção de Biocombustíveis o presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Edson Mendes, afirmou que a produção de vegetais – cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais é totalmente segura para o ecossistema.

A notícia foi dada durante uma reunião realizada nu último dia 2 de abril, para os empresários brasileiros que desejam investir no ramo, mas estão receosos, por causa dos rumores causados pelo relatório de que os combustíveis alternativos irão impactar diretamente no aquecimento global.

De acordo com o presidente da ANP, estes “boatos” foram criados pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCD) e a Organização das Nações Unidas (FAO), duas instituições americanas que estão tentando boicotar a produção de biocombustível em várias partes do mundo, por serem a favor da utilização de combustíveis fósseis, ou seja, o petróleo mineral. “Todos nós sabemos que o petróleo está ficando escasso no planeta. Além de que as perfurações subterrâneas para retirada deste minério estão contribuindo para a degradação ambiental, causando danos irreversíveis, principalmente no oxigênio”, afirmou.
Edson Mendes explica que a sociedade não precisa ficar preocupara porque cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais estão sendo plantados exclusivamente para os biocombustíveis. “O Conselho Mundial de Biocombustível (CMB) decretou que para não afetar as produções agrícolas, estas matérias-primas serão produzidas separadamente, pois sabemos que se isto não acontecer irá afetar diretamente no custo final das culturas”, explica.

O especialista em mercado financeiro em novas economias, Fernando Tavares, disse para os empresários que estavam na reunião que o biocombustível está em alta e que a tendência é crescer nos próximos anos, como aponta o relatório da ANP e OCDE. Este crescimento atingirá a União Européia, onde a quantidade de oleaginosas usadas para o biodiesel deve aumentar dos atuais dez milhões de toneladas para 21 milhões dentro de dez anos. Nos Estados Unidos da América (EUA), o etanol feito a partir do milho vai duplicar até 2016, enquanto, no Brasil, os 21 milhões de litros hoje produzidos saltarão para 44 milhões. “ANP e OCDE contradizem-se, pois sabem que não vão conseguir manter a produção de petróleo por muito tempo, o próprio relatório que eles criaram demonstra isso”, disse o especialista.


Etienne Monteiro Lopes – 5º período jornalismo
Release Dirigido
Empresa Emissora: Agência Nacional de Petróleo
Data: 03 de abril de 2008
Veículo de destino: Jornais impressos
Editoria/Caderno: colunas de meio ambiente

Biocombustível em prol da natureza

A Agência Nacional de Petróleo rebateu as críticas das instituições americanas, Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) e a Organização das Nações Unidas (FAO) quanto os riscos que a produção de biocombustível pode causar ao ecossistema.

Em reunião com empresários que desejam investir no ramo, o presidente da ANP, Edson Mendes, afirmou que a atividade é totalmente segura ao meio ambiente, pois será produzido com matéria-prima própria, sem prejudicar a produção de cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais para o consumo humano. O presidente explicou ainda que a OCDE e FAO estão tentando boicotar o biocombustível porque são a favor apenas da produção de petróleo mineral. “Todos nós sabemos que o petróleo está ficando escasso no planeta. Além de que as perfurações subterrâneas para retirada deste minério estão contribuindo para a degradação ambiental, causando danos irreversíveis, principalmente no oxigênio”, afirmou.


Etienne Monteiro Lopes – 5º período jornalismo
Release Convocação
Empresa Emissora: Agência Nacional de Petróleo
Data: 03 de abril de 2008
Veículo de destino: Jornais impressos
Editoria/Caderno: economia/ meio ambiente

Convite para Coletiva de Impresa

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) convida este veículo de comunicação para participar da coletiva, no dia 4 de abril, às 10h, no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, nº 1919 – Centro, onde o presidente da entidade, Edson Mendes, esclarecerá as críticas a respeito da produção do biocombustível, através de matérias primas vegetais – cereais, açúcar, oleaginosas e óleos vegetais.

Entrevistado: Presidente da Agência Nacional de Petróleo, Edson Mendes Data: 04/004/2008Hora: 10hLocal: auditório Gilberto Mendes de Azevedo, nº 1919 – Centro Jornalista Responsável: Etienne Lopes( telefone: 3611-1357/celular: 9137-5489

Nenhum comentário: