sexta-feira, 28 de março de 2008

Relatório apocalíptico

RELEASE PADRÃO
Emissor: Agencia Nacional de Petróleo
Data: 28/03/2008
Veículo de Destino: Jornal Amazonas Em Tempo
Editoria/Caderno: Economia
Número de Laudas: 2
Sugestão de Título: Uma preocupação de todos
Flash: O Biocombustível está na moda e em alta neste século. Ele seria, em tese, a alternativa inteligente encontrada para substituir o combustível fóssil. Estudos, porém, revelam o que não sabíamos.

Por Marcelo Guerra

Concebido a partir da mistura de recursos renováveis como, cana-de-açúcar, soja, mamona, canola, babaçu e até lixo orgânico, apenas para citar alguns, o Biocombustível está com tudo neste século.
Esta assertiva, porém, estaria equivocada. O que parecia ser a alternativa inteligente encontrada para substituir o combustível fóssil que ao ser queimado, libera energia provocando a emissão de gases poluentes, tão prejudiciais ao nosso planeta, seria outro equívoco.

É que segundo o conteúdo do relatório da OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) - entidade mantida por pesquisadores americanos - o Biodiesel, desde seu nascedouro, pode representar uma ameaça ao planeta. Tudo em função das perspectivas futuras da agricultura mundial do planeta.
Segundo os estudos, a alta dos preços dos cereais e de alguns produtos que compõe a fabricação do combustível podem servir de alerta para que a economia mundial venha a ser despertada para a alta dos preços e a falta de subsídios para o plantio das oleaginosas que servem como matéria-prima da fabricação do Biodiesel.
"Um colapso está a caminho", sugere os estudos da OCDE que implica, ainda, em outros dados mais contundentes que, além das políticas públicas econômicas ditadas pelos países mais ricos, produtores como Indonésia e países Temperados tem pela frente distúrbios de ordem natural, como a seca que assola as plantações de cereais.

À medida que o estudo se aprofunda no questionamento das questões econômicas, o relatório sugere, ainda, outro dado surpreendente: "- Se nós estamos tentando limitar o aquecimento global, é um absurdo desmatamos para produzir biocombustiveis", disse Joe Fargione, pesquisador da Nature Conservancy, importante organização privada de proteção do meio ambiente e co-participe do estudo científico.

O relatório foi apresentado à grande imprensa mundial nesta quinta-feira (07), e demonstra que o sonho de um planeta menos sufocado pelos gases poluentes vai de encontro à outra revelação: "a de que todo Biocombustível que utilizamos atualmente promovem uma destruição da natureza, direta ou indiretamente".

No diapasão do relatório, até a Amazônia entrou na discussão do contexto histórico de preservação. O "crédito de carbono" e a "emissão de CO2", no planeta, também foram pauta do controvertido relatório.
A discussão vai longe e, pelo visto, nem tudo são flores.



RELEASE DIRIGIDO
Emissor: Agência Nacional de Petróleo
Data: 28/03/2008
Veículo de Destino: Jornal Amazonas em Tempo
Editoria/Caderno: Opinião-Coluna Contexto
Opinião/Retranca: Biocombustíveis



BIODIESEL EM BAIXA

Pesquisas reveladas por cientistas americanos dão conta que o Biodiesel, decantado como opção ecologicamente correta em tempos de escassez petrolífera, é uma bomba de efeito retardado: "A agricultura mundial já produz alimentos para seis bilhões de seres humanos(...) e a produção de Biocombustível forçará a antecipação do desmatamento em todo o planeta", dizem os pesquisadores.
O Biodiesel tem como matéria-prima diversos recursos renováveis como, cana-de-açúcar, soja, mamona, canola, babaçu, dentre outros.
"É um absurdo desmatar para produzir e essa prática acentua o aquecimento global em grande escala", revelam os estudos.



RELEASE CONVOCAÇÃO
Emissor: Agência Nacional de Petróleo
Data: 28/03/2008
Veículo de Destino: Jornal Amazonas Em Tempo
(exemplo /informal)




Ao
Ilmo. Sr.
Diretor de Redação do Jornal Amazonas Em Tempo
Jornalista Marcos Santos
N E S T A
Prezado Senhor,


Cumprimentado-o cordialmente temos a grata satisfação de convidar V.Sa, ou indique preposto, para participar da COLETIVA DE IMPRENSA que o senhor Flávio Raphael Perdigão, irá conduzir.
Na ocasião, o renomado cientista - Administrador PHD em recursos naturais renováveis e membro do Comitê Internacional de Pesquisas de Extensão de Biocombustiveis -, abordará temas sobre os desdobramentos do uso do BIOCOMBUSTIVEL, suas vantagens e desvantagens, soluções e alternativas.
O evento será realizado a partir das 18 horas, deste sábado (25) no Auditório da FIEAM, sito a Av. Joaquim Nabuco, 289.
Como organizadores do evento, sentiríamos honrados com a participação deste importante veículo de comunicação.


Cordialmente,



Marcelo Guerra
Assessor de Imprensa - ANAP

Nenhum comentário: